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No mundo atual, em que a concorrência é acirrada e os consumidores estão cada vez mais conectados, adotar soluções tecnológicas tornou-se uma necessidade para as micro e pequenas empresas. Novas tecnologias disponíveis a um custo mais acessível possibilitam que pequenos negócios cresçam de forma mais rápida e se preparem melhor para enfrentar os desafios da competitividade globalizada.
“Conhecer as oportunidades que a tecnologia oferece para alavancar as vendas pode ser um grande diferencial para pequenos negócios em qualquer área de atuação”, comenta o gestor do Mercado Digital do Sebrae Nacional, William Almeida.
Para ajudar os empreendedores a navegarem nesse tema, o especialista aponta três tendências valiosas para guiar uma jornada de inovação em 2025:
1 – Comércio conversacional
O conceito utiliza chatbots, que são programas com inteligência artificial para conversar com os clientes em tempo real. Se o cliente tiver uma dúvida sobre um produto no seu e-commerce ou no seu site, por exemplo, o chatbot pode responder imediatamente, guiando o consumidor até finalizar a compra. “Essa ferramenta torna o atendimento mais ágil, personalizado, além de aumentar as conversões no seu site”, aponta William.
2- Realidade virtual e realidade aumentada
A realidade aumentada permite que o cliente, ao utilizar o próprio celular, veja como um produto, um móvel, por exemplo, ficaria na sua própria casa. Já a realidade virtual possibilita criar tudo que o consumidor possa imaginar, o que proporciona uma experiência imersiva, mesmo para quem não pode visitar uma loja fisicamente. “Essas tecnologias ajudam o consumidor a tomar decisões mais seguras”, acrescenta o gestor.
3- Live Commerce
Trata-se de transmissões ao vivo (as lives), em redes sociais como Instagram ou TikTok, em que o empreendedor apresenta seus produtos, interage com o público e oferece ofertas exclusivas para aqueles clientes que estão acompanhando ao vivo. “Essa estratégia cria um senso de urgência e engajamento, transformando a transmissão em uma verdadeira sessão de vendas em tempo real”, destaca William.
Projetos em 3D
A Ocre Arquitetos é um exemplo de empresa que usa a tecnologia a seu favor. O escritório, localizado em Brasília, conta com uma ferramenta que apresenta os projetos em 3D para os clientes. “Todas as nossas apresentações são feitas em 3D, desde o estudo preliminar. O projeto, sendo apresentado com essa tecnologia desde a sua concepção, diminui a insegurança do cliente na hora das tomadas de decisões”, conta a sócia proprietária, Karla Madrilis.
O uso da tecnologia no escritório agiliza os processos e possibilita que os arquitetos tenham projetos com menor tempo de duração e assim possam atender novas propostas. Além disso, as imagens renderizadas são um documento que o cliente utiliza como guia a respeito do aspecto final do projeto, tanto do ponto de vista do design de interiores, quanto no arquitetônico.
Fonte: Agência Sebrae
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