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A combinação de Inteligência Artificial (IA) e design de Experiência do Usuário (UX) tem transformado o mundo dos negócios. Uma pesquisa da plataforma independente de pesquisa de mercado B2B Clutch indica que 83% dos usuários online apreciam quando um site parece atraente e atualizado. Já um estudo da Forrester mostra que cada dólar investido em UX retorna 100, o que gera um ROI de 9.900%.
“A evolução da Inteligência Artificial e UX ao longo dos anos reflete seu impacto crescente nos negócios. Antes vista como uma ferramenta técnica, a IA tornou-se um motor estratégico, enquanto o UX passou de algo visual para uma disciplina centrada em resolver problemas reais. Hoje, essas tecnologias criam experiências intuitivas, personalizadas e escaláveis”, explica Guilherme Ferreira, CEO da Atomsix, estúdio global de design e tecnologia, que atuou por 20 anos na área de Experiência do Usuário para empresas como Google, Microsoft e Mercedes-Benz.
Essa realidade também é impulsionada pela adoção crescente da Inteligência Artificial. Dados da McKinsey mostram que o uso de IA na experiência do cliente aumentou de 20%, em 2020, para 70% em 2024.
“Olhando para o futuro, empresas que integram IA e UX vão atender não apenas às demandas do mercado, mas também vão criar experiências que redefinem o relacionamento com seus clientes. A verdadeira mágica acontece quando tecnologia, empatia e negócios estão alinhados. IA e UX, juntas, têm o poder de criar experiências tão humanas quanto inovadoras. O segredo é nunca esquecer que, no fim do dia, estamos projetando para pessoas, não para algoritmos”, afirma Ferreira.
Para se posicionar diante das tendências, o CEO reforça que é essencial investir em dados organizados, capacitar equipes para entender e usar IA e UX de forma integrada e alinhar a tecnologia com objetivos claros. “Não é só sobre usar IA, mas usá-la com propósito”, aponta o CEO. Para ele, os setores de saúde, varejo, educação e logística estão entre os mais impactados pelas tendências porque essas áreas têm demandas massivas por automação, personalização e eficiência, e só IA e UX conseguem atender de forma integrada.
Mas quais são as tendências para ficar de olho em 2025?
De acordo com Guilherme Ferreira, quatro tecnologias devem se destacar:
Interfaces Zero UI: as interfaces Zero UI eliminam botões e telas, permitindo que dispositivos interajam com os usuários por gestos, voz ou sensores. Essa abordagem, além de simplificar interações, atende às demandas de minimalismo e eficiência. Sua relevância aumenta à medida que dispositivos IoT e assistentes digitais se tornam mais populares, criando experiências fluidas e naturais;
Personalização preditiva em tempo real: a IA já permite personalizar experiências no momento em que os dados são gerados. Por exemplo, em e-commerces, sistemas podem sugerir produtos ou ajustar preços com base no comportamento do cliente. Esse nível de personalização é um diferencial competitivo, tornando as interações mais relevantes e eficientes, já que 80% das empresas que adotam IA para personalização registram maior interação com os consumidores, aponta estudo da Adobe;
Integração com wearables: dispositivos vestíveis estão cada vez mais integrados ao cotidiano. No UX, isso significa projetar soluções que conversem com esses dispositivos, como rastreadores de saúde ou assistentes pessoais. Essa tendência se conecta à Indústria 4.0, onde a coleta de dados em tempo real é essencial para a eficiência operacional;
Nova onda de acessibilidade: com a evolução da IA, novas soluções de acessibilidade estão emergindo, criando experiências ricas para pessoas com limitações físicas ou sensoriais. Assistentes virtuais com comandos de voz e interfaces adaptáveis são exemplos de como a tecnologia está promovendo a inclusão em grande escala.
Fonte: Contábeis
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