Carregando...

Bem Vindo ao Portal do Cliente

Para acessar, faça o login com sua conta

Escritório Digital

E-commerce: quatro dicas para melhorar o relacionamento com o cliente

  • Postada em : 05/07/2022

imagen

Manter um bom relacionamento com o cliente de um e-commerce pode ser desafiador devido à falta do contato pessoal. Porém, essa relação é tão importante quanto em qualquer outro modelo de negócio.

Apesar de muitos e-commerces serem extremamente práticos e desenvolvidos para que as etapas de uma compra sejam as melhores possíveis, eles podem falhar em outros quesitos. Um deles, e o principal, é a incapacidade de fornecer o mesmo tipo de atendimento aos clientes que você teria em uma loja física.

Se você deseja se destacar em meio à concorrência, descubra quatro dicas neste artigo para melhorar o atendimento ao cliente do seu e-commerce. Confira!

Como fornecer um ótimo atendimento ao cliente de e-commerce

Um dos segredos para ter sucesso em um e-commerce é promover um bom relacionamento com seus clientes. Por mais que os compradores busquem produtos de alta qualidade, o modo como são tratados têm muita relevância na decisão de compra.

Esse atendimento determinará se eles estão dispostos a comprar em seu e-commerce novamente e até mesmo indicar sua empresa aos amigos. E estabelecer uma relação duradoura baseada na confiança não é tarefa fácil.

Se você está vendendo seus produtos por meio de um e-commerce, já notou que ele tem vantagens e desvantagens. Apesar de os pontos positivos superarem os negativos, a incapacidade de interagir presencialmente com os clientes, é considerada, como vimos acima, uma desvantagem.

Entretanto, muitos e-commerces ainda podem oferecer um bom atendimento ao cliente. Para isso acontecer, é preciso atenção e cuidado redobrado. Veja, a seguir, algumas dicas para melhorar o relacionamento com seu cliente.

Peça feedback

A primeira dica para melhorar seu relacionamento com o cliente é desenvolver o hábito de solicitar feedback. Apesar de nem sempre eles serem positivos, esses retornos são extremamente válidos. 

Sendo assim, se você deseja melhorar o atendimento, entender o que os clientes pensam sobre sua marca, negócio, produtos e serviços é essencial.

Invista na otimização do seu site

A segunda dica está ligada ao desempenho do seu site. Uma das maneiras de manter os seus clientes satisfeitos, e até mesmo aumentar as suas vendas, é investir na sua página. 

A otimização de seus canais de vendas ajudarão a manter seus clientes satisfeitos e evitará situações desnecessárias que causam estresse e desperdício de tempo.

Esteja disponível

Para garantir um bom relacionamento com o cliente, é necessário garantir a satisfação dele ao comprar da sua empresa e ao entrar em contato com você. Por isso, esteja sempre disponível e acessível. 

Isso ajuda a desenvolver a confiança na sua marca para que os clientes se lembrem do seu negócio.

O atendimento pode não ser a atividade favorita da maioria das empresas, porém o setor merece atenção. Quando estiver em busca de melhorias para seu e-commerce, avalie seu atendimento ao cliente e observe o que é possível melhorar.

É fundamental que seus clientes sintam que você está ao lado deles caso haja alguma questão, portanto, realize o acompanhamento para garantir que um problema foi totalmente resolvido, por exemplo.

Isso pode ser realizado por meio de um e-mail, uma pesquisa ou um feedback do cliente. O foco é demonstrar que você está ao lado dele.

Seja claro

Infelizmente, clientes insatisfeitos são encontrados em qualquer tipo de empresa. Sendo assim, para evitar conflitos com eles, inclua o máximo de informações possíveis sobre os seus produtos e serviços.

Ou seja, forneça todas as informações detalhadas sobre políticas de envio e devolução, garantias, entre outras que podem afetar a experiência do cliente.

Não basta sua equipe ter o conjunto de habilidades para interagir com os clientes, é preciso realmente se relacionar. Ou seja, é necessário gerar identificação e até mesmo interesses compartilhados. 

Essa interação ajuda seus colaboradores a entender conflitos e, assim, humanizar o atendimento.

Qual a importância de um bom atendimento?

Mesmo que você não perceba, o atendimento desempenha um papel importantíssimo na experiência de compra do cliente. 

Por exemplo, quando você deseja comprar um item específico, já reparou que várias marcas o vendem por, aproximadamente, um mesmo preço?

O que diferencia o que você seleciona dos que você deixa passar? Embora o valor e a familiaridade da marca desempenhem um papel importante, muitas vezes, os critérios usados na sua escolha são a rapidez com a qual você obtém o produto, o suporte que a empresa oferece e o quanto você se sente confortável com a marca.

Cada um desses aspectos se enquadra no atendimento ao cliente e indica a importância de vender serviços aos clientes em vez de apenas produtos.

Gostou de conhecer essas quatro dicas de como melhorar o relacionamento com seu cliente? Além disso, se você é um empreendedor e está em busca de uma contabilidade especializada no seu segmento, entre em contato com a nossa equipe e descubra todas as vantagens de ter uma para o seu negócio!

Fonte: Consultoria RR

Voltar

Converse agora com um de nossos consultores e agende uma reunião!

Últimas Notícias