Com 700 novos pequenos negócios abertos por dia, Brasil se c ...
De janeiro a setembro deste ano, mais de 170 mil pequenos negócios distribuídos entre cabeleireiros, manicures e pedicures, atividades ligadas à...
Carregando...
Excluir mulheres do empreendedorismo é renunciar à criatividade e diversidade nos negócios. Essa afirmação é da diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, uma das lideranças que participam da websérie “Provocadoras” que, ao trazer depoimentos contestando afirmações machistas e misóginas, incentiva a representatividade e o protagonismo das mulheres em todos os ambientes.
“Sem mulher, não tem criatividade, não tem diversidade, não tem inovação. E se não tem nada disso, também não tem empreendedorismo”, afirma.
Dados compilados pelo Sebrae apontam que 82% das mulheres empreendem por necessidade. Além disso, dedicam 17% menos horas no próprio negócio do que os homens, porque dedicam 10,5 horas por semana a mais do que eles com a chamada economia doméstica.
Isso faz com que as mulheres tenham mais dificuldades do que os homens. Nós não podemos deixar as mulheres de fora do empreendedorismo, porque, com isso, nós também estamos abrindo mão de criatividade, de diversidade.
Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae
Segundo a coordenadora nacional do Sebrae Delas, Renata Malheiros, as mulheres ainda enfrentam desafios adicionais na hora de empreender, porque lidam com opiniões limitantes, como: “Isso não é profissão de menina”, ou “Isso não é jeito de menina falar”.
A cultura acaba podando o sonho das meninas, por um lado, e o tempo das mulheres adultas, por outro. Se a gente não tem liberdade financeira, dificilmente a gente vai ter as outras liberdades. O empreendedorismo é a forma, talvez, mais rápida de você conseguir ser dona do seu dinheiro.
Renata Malheiros, coordenadora nacional do Sebrae Delas
A gestora do Sebrae Delas, Marina Barbieri, complementa que o empreendedorismo é um caminho para que as mulheres conquistem liberdade e protagonismo.
Nós buscamos nos desenvolver, buscamos nos capacitar, para que a gente tenha conhecimento para tomar as nossas decisões. Então, para quem ainda continua questionando o papel da mulher, é um passo atrás.
Marina Barbieri, gestora do Sebrae Delas
Sebrae Delas
O programa é uma plataforma que incentiva, valoriza e acelera a jornada das mulheres empreendedoras, ou daquelas que aspiram empreender. Reconhecendo a força e o potencial das mulheres nos negócios, o programa visa impulsionar o empreendedorismo feminino, orientando e inspirando empreendedoras a alcançarem maior sucesso em seus empreendimentos, seja vendendo mais, aumentando seus lucros, conquistando novos clientes, fechando contratos ou expandindo seus negócios.
Fonte: Agência Sebrae
De janeiro a setembro deste ano, mais de 170 mil pequenos negócios distribuídos entre cabeleireiros, manicures e pedicures, atividades ligadas à...
A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o Banco Central (BC) elevar os juros pela primeira vez em mais de dois anos....
Um novo levantamento do governo revelou que a disparidade salarial entre homens e mulheres aumentou no período de um ano no país, e mulheres receberam,...
Conflitos no trabalho são comuns, mas quando eles escalam a ponto de colocar em risco a produtividade e o bem-estar da equipe, é hora de agir.
Se...